03 maio 2007

Cumprimento ou Não das Regras

O texto que se segue foi enviado para o Blog do Minibásquete e exprime as dificuldades sentidas por um treinador nos jogos de minibásquete pelo não cuprimento das regras por parte de outros treinadores. Gostaria o CRM que este texto fosse comentado para que se possa chegar a uma conclusão/solução para o que aqui vem referido.

Cumprimentos,
Rui Ferreira
Comité Regional de Minibásquete



"Apesar de ser um jovem treinador rego-me desportivamente pelos valores morais e não sou treinador de minibásquete com a finalidade de vencer jogos, mas sim com a de formar os meus atletas, pessoalmente e desportivamente. Contudo, tenho verificado uma situação algo constrangedora, que achei importante transmiti-la, situação essa que são os roubos de bola nos jogos de minibásquete, nomeadamente no escalão de minis A. Não estou a querer com isto criticar seja quem for, quer sejam árbitros (aliás até lhes reconheço o valor), quer sejam clubes, quer seja até mesmo a Associação, apenas quero manifestar o meu desagrado para com a situação anteriormente referida. É do meu conhecimento que um Treinador não se deve reger pelas emoções e como tal, não o tenho feito, contudo também sei que um Treinador se deve "pôr á frente" dos seus atletas para os proteger de um eventual perigo e como tal, estou a escrever este e-mail, pois estou a braços com uma situação francamente aborrecida. Tal como aprendi no curso de treinador que tirei e nas acções de formação a que tenho assistido, tenho comunicado ao longo dos treinos e jogos aos meus atletas, o impedimento de eles efectuarem roubos de bola, porém eles têm sido confrontados com uma realidade completamente antagónica nos encontros de minibásquete em que têm estado presentes, pois sofrem constantemente roubos de bola. Como resultado disto, sou confrontado com queixas e questões por parte dos meus atletas, como por exemplo, "se eles roubam a bola porque não posso também?" e "não conseguimos jogar porque nos tiram a bola!", que de facto são questões perfeitamente banais, pois é lhes lembrado praticamente todos treinos e jogos. Perante uma situação destas, em que a minha equipa se encontra desmotivada para jogar, o que faço? ensino-lhes a roubar a bola? (mesmo contra os meus princípios e contra o que aprendi?), sigo a velha máxima "para situações extremas, medidas extremas"? ou então continuo a transmiti-lhes os mesmos ensinamentos, os mesmos saberes, mesmo sabendo que a sua motivação e evolução estarão em perigo? Para finalizar, gostaria de agradecer a atenção e comunicar que com isto, não pretendo criticar destrotivamente nada nem ninguém, mas apenas dar a conhecer a minha opinião e a minha situação para que esta seja rectificada e mais uma vez como Treinador tenho o dever moral e desportivo de defender a minha equipa. E pegando na sigla da Associação "Somos uma equipa - Unidos pelo Desporto, Unidos para vida", assim pretendo estar no Basquetebol, fazendo parte dessa equipa que tem como objectivo a evolução do Basquetebol na minha região e no meu país e manter uma relação saudável com todos, sem rivalidades e, por isso achei também importante comunicar tudo isto, pois é sem dúvida, importante para o desenvolvimento do Basquetebol e Minibásquete no nosso país, nomeadamente na nosso distrito."

2 comentários:

Anónimo disse...

A este "Jovem treinador" gostaria antes de mais por manifestar aqui, e com todo o proposito, a sua preocupaçao (mais que a normal indignaçao) e dizer que mais do que "regras" estamos a falar de principios, que acreditamos, ajudam os nossos Minis a crescer e desenvolver (parece que outros nao pensam assim) e foi com este "principio" e outros (3x3, etc) que o Minibasquete na ABA se desenvolveu, podia ser melhor? Claro que sim, mas nao me parece que seja por "roubar a bola" ou "outros truques" que trazemos mais miudos e assim mais qualidade... Por isso continua, e se possivel nos encontros (alguem será responsavel pelo mesmo) manifesta esta tua preocupaçao e acredita que cada vez ha mais treinadores a pensar como tu e menos "a mandar roubar bolas"... o tempo encarrega-se de trazer as respostas... e sem "roubar bolas" quando eram Minis os nossos (ABA) Iniciados M e F, "roubaram" o Campeonato para Aveiro (nao so por isso, mas tambem... digo eu!)Guilherme Teiga

Anónimo disse...

Caro Jovem treinador

Dei uma resposta às suas legítimas preocupações, que poderá ler no blog do CDMB de Coimbra, que está no link deste blog. A resposta do companheiro Guilherme também é excelente.